COMO CUIDAR E TROCAR AS PALHETAS DE PARA-BRISA

Vai chegando o verão e a época das pancadas de chuva. Então, vale a pena deixar os limpadores de para-brisa em ordem para viajar bem. Podem parecer simples, mas são itens importantes para a segurança de todos a bordo, já que, se não estiverem funcionando direito, não apenas a visibilidade ficará prejudicada, mas também haverá danos no para-brisa, que pode ser riscado pela borracha ressecada, torta, ou suja por impurezas.
Antes de qualquer outra orientação, saiba que as principais fabricantes de palhetas de para-brisa (Bosch e Dyna) recomendam trocá-las, pelo menos, uma vez por ano. Esse prazo pode cair pela metade se o carro ficar ao relento, exposto às intempéries. Com o sol batendo nas borrachas, elas tendem a se deformar e perder a flexibilidade, prejudicando o funcionamento. É quando começam aparecer os rangidos, a trepidação e os rastros de água sobrando no para-brisa.
Se as palhetas já chegaram a esse ponto, o melhor é trocá-las. Assim, você evitará riscar o para-brisa, levando um prejuízo bem maior. De acordo com Michael Marassatto, coordenador de Trade Marketing da divisão Automotive Aftermarket da Bosch, "ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor e braço do limpador, além de checar se o esguicho de água está desobstruído e corretamente posicionado".
Mas, se ainda estiverem novas, a primeira dica é sempre acionar o limpador junto com o lavador se o para-brisa estiver seco deixando de riscar o vidro e de entortar as lâminas de borracha. Ainda conforme Marassato, "outra situação que impacta na durabilidade do produto é usar o limpador para remover insetos no para-brisa, pois a gordura presente neles atrelada à trepidação do carro abrevia a eficiência do item".